Descanse em Paz Newton Campos
Hoje o boxe brasileiro amanheceu mais triste.
Hoje o boxe brasileiro perdeu um pedaço de sua história.
Aos 96 anos, sr Newton Campos nos deixou, levando consigo boa parte da trajetória do pugilismo nacional. Uma biblioteca inteira que não existe mais.
Suas retinas descansaram, pra sempre. Os olhos que acompanharam o boxe brasileiro desde os anos 1940, se fecharam. Os mesmos olhos que viram Joe Louis em São Paulo, que viram Eder Jofre ainda criança, que viram Muhammad Ali contra Foreman no Zaire, que viram Servílio conquistar um bronze olímpico, que viram Popó ser campeão do mundo. Nenhuma outra retina viu tanto boxe como essas do seu Newton Campos. Nenhuma outra boca falou tanto sobre boxe, nenhum ouvido ouviu mais do que os seus, nenhum outro ser humano se dedicou tanto a esse esporte.
Se eu pudesse fazer um pedido, queria checar o arquivo de imagem dessas retinas, gostaria de acessar os áudios ouvidos por seus ouvidos, queria escutar cada fala sua, tornar público cada momento presenciado por esse homem. Ainda que a tecnologia nos trouxesse esse acervo infinito, nunca vai poder causar em ninguém as mesmas emoções Newton Campos sentia. Isso, com certeza a tecnologia jamais será capaz de captar, porque se trata de amor, paixão, fixação.
Amor, respeito, dedicação ao boxe e ao ser humano.
Que seu exemplo seja seguido.
Obrigado por existir, Newton Campos.
O Boxe brasileiro deve muito a você.
Com amor, Breno Macedo
Rio Claro, 14 de fevereiro de 2022.
Um gigante dos ringues. Newton Campos se foi mas deixa legado maravilhoso, Seu amor pelo pugilismo inspira gerações, suas coberturas épicas como a luta no Zaire são feitos históricos e sua atenção com todos que se interessavam pelo esporte é uma aula de ética e gentileza.
ResponderExcluirDescanse em Paz e obrigado por tanto!