71 anos da estreia de Vicentão
No dia 2 de julho de 1949, há exatos 71 anos, Vicentão fazia sua estreia no profissionalismo, lutando impressionantes 10 rounds contra o veterano português Antonio Soares, que já tinha 47 lutas profissionais em seu cartel. Vicente dos Santos, o Vicentão, foi um dos mais talentosos pupilos de Kid Jofre nas décadas de 1940 e 50. O peso pesado teve vistosa carreira amadora, sagrando-se vice-campeão do Latino Americano de São Paulo em 47, campeão Latino no Chile em 48, além da participação olímpica em Londres 1948.
Ao lado de Ralph Zumbano e Kaled Curi, era um dos principais boxeadores do país já nessa época, antes mesmo de se profissionalizar. Vicentão venceu sua estreia profissional e manteve uma carreira vitoriosa também no profissionalismo, onde faturou o título dos pesados em 1954. Apelidado de ‘Touro de Osasco’, Vicentão boxeou profissionalmente até 1956, encerrando a carreira com o cartel de 20 vitórias e 5 derrotas. Vicentão foi um dos responsáveis pelo ‘resgate’ da negritude no boxe paulista, já que os principais boxeadores de São Paulo nas décadas de 1930 e 40 eram brancos, membros das colonias italianas e portuguesas. Após Vicentão, inúmeros boxeadores negros se destacaram no boxe paulista nos anos 1950 e 1960.
Vicentão é um dos personagens principais da minha pesquisa de mestrado, pesquisa esta que em breve se tornará um livro.
Pesquisa e texto: Breno Macedo - Mestre em História do Boxe - USP
Que saudades do meu pai, meu grande heroi!!!!!
ResponderExcluirDeixou diário de sua vida sofrida desde a infancia, sobe só ringue para vencer suas próprias tristezas que a vida trouxe
ResponderExcluirÉ linda sua história da para fazer um filme!!!!!