Você sabia que um marinheiro inglês foi o primeiro a lutar boxe no Brasil?


Os primeiros combates públicos que se tem registro em solo brasileiro foram protagonizados por marinheiros estrangeiros, estadunidenses ou europeus. Jack Hare, um marinheiro baixinho (1,57 m) nascido em Londres, fez a primeira luta de boxe que se tem registro no Brasil, no Rio de Janeiro em 1894, enfrentando Ernie Studell, outro estrangeiro de origem desconhecida. Além da sua única luta no Brasil, o marinheiro inglês combateu em muitas outras partes do mundo durante sua carreira: Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, França, África do Sul, Japão, Índia, Egito, Canadá... Observar por onde boxeou Jack Hare entre o final do século XIX e começo do século XX é observar como os trabalhadores marítimos foram responsáveis pela expansão do boxe pelo mundo. Algumas dessas lutas inclusive aconteciam em alto-mar, dentro das embarcações. Porém, apesar de popularizar e difundir o boxe por onde passavam, estes pugilistas marinheiros não se estabeleciam onde lutavam, retomando a vida de ‘cigano dos mares’ brevemente.

Assim sendo, o boxe no Brasil não começou com as primeiras lutas oficiais por aqui, mas sim com o estabelecimento de uma estrutura mínima necessária em solo nacional. Após a luta de Hare em 1894, o Brasil voltaria a receber uma luta oficial somente em 1912, também protagonizada por outro marinheiro estrangeiro, o estadunidense Jack Murray, no Rio de Janeiro. Vemos que houve um hiato de 18 anos entre a primeira e a segunda luta oficial registrada pelo BoxRec, evidenciando a falta de continuidade de lutas de boxe no Brasil neste período. Somente com o estabelecimento de treinadores no país e com o surgimento de academias, já no início dos anos 1920, é que o boxe brasileiro começou de verdade. Ainda assim, devemos reverenciar Jack Hare, primeiro homem a boxear em solo brasileiro e grande difusor do pugilismo pelo mundo.
Na foto, vemos Jack Hare aos 45 anos, em foto tirada em 1922.

Pesquisa e Texto: Breno Macedo
Mestre em História Social do Boxe - USP

Para mais textos, acesse meu blog: https://boxeeahistoria.blogspot.com/

#boxeeahistoria #boxebrasileiro #historiadoboxe #boxinghistory 

Comentários

  1. esse jack murray, se não me engano, lutou com o Jack Johnson na Argentina em 1915 pouco antes de perder o título mundial contra jess Willard

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidos

Ditão: um herói caído do boxe brasileiro

Gibi, entre o boxe e a vida marginal.

Descanse em Paz Newton Campos

Bill Richmond e o surgimento da esquiva

Resposta a quem diz que Boxe não é esporte