Sam McVey vs Joe Jeannette
Assim como todos as modalidades esportivas, o boxe é um esporte que mudou muito com o passar do tempo, transformou-se e continua se modificando até hoje. As mudanças no boxe sempre foram com o objetivo de deixar a luta mais justa e menos danosa aos corpos que combatem, fenômeno que pode ser chamado de "esportização".
Há cem , 150 anos atrás, as regras de boxe permitiam que as lutas fossem muito mais perigosas e violentas do que são hoje.
Em abril de 1909, há mais de 110 anos, ocorreu uma das lutas mais sangrentas do século XX, quando dois afro-americanos se enfrentaram em Paris: Sam McVey e Joe Jeannette. A luta entre pesos pesados era válida pelo título do mundo "Colored", o mundial dos pretos, e se acordou em fazer um combate sem limite de rounds: lutariam até alguém desistisse ou fosse nocauteado...
Em 1909 já não era comum lutas de boxe sem limite de rounds pré-estabelecidos, a maioria das lutas por título do mundo eram pactuadas em 15, 20 ou até 30 rounds.
Porém a luta entre os dois homens pretos, muito admirados e tratados como celebridade em Paris, foi realizada nestas regras dentro do Circo de Paris. Lutas de boxe eram uma das principais atrações em circos tanto na Europa como no começo do boxe no Brasil, já na década de 1920.
A batalha foi sangrenta, violenta, desumana. No começo da luta Sam McVey machucou um olho, mas com seu grande potencial físico e agressividade conseguiu impor vantagem na primeira metade da luta. Nos rounds 21 e 22 Sam quase conseguiu nocautear Jeannette derrubando o cerca de vinte vezes. Relatos dizem que Jeannette levou 27 knockdowns (quedas) durante a luta, tendo sido salvo pelo gongo em no mínimo três rounds.
A vantagem de Sam durou até o round 40, quando o muito resistente Jeannette começou uma virada heróica. No round número 42 derrubou Sam sete vezes. O massacre continuou e a luta só foi interrompida no round número 49 quando McVey não conseguia mais enxergar com nenhum olho.
Dizem que o rosto de McVea estava completamente deformado após 2h e 40 min trocando golpes. Num combate insano, que fez os homens negros voltarem ao tempo Coliseu romano, a resistência de Joe Jeannette foi maior do que a potência de McVey.
O título de campeão do mundo 'Colored' peso pesado ficou com Jeannette após essa insana batalha. Nenhum dos dois boxeadores voltou a lutar tantos rounds assim pelo resto de suas carreiras.
O boxe foi forjado como esporte em cima de pessoas de fibra como estes homens. Infelizmente, muitos pagaram com a vida e com a saúde para a construção deste esporte. É por causa destes personagens que hoje o boxe é este esporte que é hoje.
Viva os arquitetos do boxe moderno!
Viva Sam McVey e Joe Jeannette!
Comentários
Postar um comentário