Futebol e Boxe
Durante muito tempo, o boxe esteve presente dentro dos clubes de futebol do Brasil. Cada grande clube tinha seu departamento de boxe, participava de campeonatos e organizava eventos em suas sedes. O período mais fértil dessa relação entre boxe e futebol foi durante as décadas de 1940, 50 e 60..
O Palestra Itália (Palmeiras) tinha seu departamento de boxe aberto desde o fim dos anos 1930. O Corinthians abriu o seu em 1942, após um torcedor se inscrever por conta própria pelo clube em um campeonato. O Corinthians desautorizou a inscrição e o torcedor disputou como 'avulso', abrindo sua seção de boxe no ano seguinte. Quem foi o primeiro tr
einador do Timão foi o Ditão, lendário peso pesado dos primórdios do boxe brasileiro.
einador do Timão foi o Ditão, lendário peso pesado dos primórdios do boxe brasileiro.
Nesses anos, várias rodadas de boxe eram na Rua Javari, sede do Juventus. Eder Jofre fez sua estreia lá. Ao ver Palmeiras e Corinthians com boxe, o São Paulo abriu seu departamento em 1943. O tricolor contratou a academia de Kid Jofre e todos seus atletas, tornando-se automaticamente uma potência. Nesta década foram organizados torneios disputados entre SPFC, Corinthians, Vasco e Flamengo, por exemplo.
O Santa Marina, time da várzea do futebol paulista, tinha uma equipe de destaque no anos 1950, chegando inclusive a mandar um atleta (Piccinin) para as Olimpíadas de Roma 1960. A Portuguesa não ficou atrás e contratou Attilio Loffredo como treinador em 1955. O investimento dos clubes de futebol no boxe brasileiro foi fundamental para seu crescimento e popularização. Ainda assim, sabemos que os clubes de futebol poderiam ter feito muito mais, tanto pelo boxe, como por outras modalidades esportivas. Na foto, vemos Pelé e Eder Jofre em 1962, ano em que boxe e futebol andavam juntos.
Pesquisa e texto: Breno Macedo
Mestre em História Social do Boxe - USP
Para mais textos como este, acesse boxeeahistoria.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário